terça-feira, 30 de setembro de 2014

O casamento do meu melhor amigo




Ele levou quase o mês todo a dizer que ia chover.
E choveu.
Mas choveu no momento certo e foi tudo tão cutchi-cutchi.
A noiva estava linda que só ela e o noivo continua com o mesmo sorriso pateta quando a vê (o mesmo que tinha há sete anos atrás, numa festa da cerveja, algures na FDL).

O meu melhor amigo casou-se. Conheci-o faz agora dez anos. Lá andava eu, sozinha e abandonada pelos corredores de uma faculdade que fazia medo e ele não se importou nada em ser meu amigo. Para além da definição legal de "coisa" (que dá sempre muita pinta recitar em festas), os meus amigos foram o melhor que trouxe da FDL (na prática, 5 anos de direito não contam para muito - quanto muito, 5 a 10 artigos maricas no fim das peças processuais).

O meu melhor amigo passava o tempo todo entre a torrada e o bitoque a dizer que ia morrer sozinho, que ninguém lhe pegava e que metia nojo (tudo parvoeiras, que ele até é bem apessoado). E agora casou-se.

E faz com que cada fibra do meu corpo se sinta velhinha, velhinha.

Estou tão feliz por aqueles dois.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

William Wallace está a dar voltas na cova*

*o que até me parece difícil, porque foi cortado aos bocadinhos e espalhado por aí.



Tenho a sensação de que isto está custar-me mais do que aos Escoceses (escoceses a sério, com "E" maiúsculo, e não estes meninos que se deixaram levar).
Se calhar é porque eu cresci numa casa onde o hino nacional era uma coisa levada muito a sério, que se cantava no carro todos os dias até eu o saber de cor. Se calhar é porque, na minha casa, sempre odiámos os espanhóis por terem tido a ousadia de vir cá meter a colher.
Eu sempre defendi com unhas e dentes a Escócia, a Irlanda, o País Basco e todos os Galegos ou Catalães que não curtem o rei.
Sempre fui criada com a ideia de que é melhor morrer de pé do que viver de joelhos.
E isto está a custar-me horrores.
Como é que aquela gente se deixou vender? Como?! Ai que temos medo do colapso económico, ai que não sabemos como é que vai ser, ai que já não temos libra, ai como nos vamos governar sozinhos?!
Meninos! São todos uns meninos!
O Imperialismo Britânico sempre foi o que foi. Prometeram-lhes umas treta e eles foram na conversa (Manhattan também se vendeu por uma mão cheia de pérolas). A Irlanda passou fome mas não se deixou levar.
Isto está a custar-me muito. Nota-se, não?